Depois de muita espera e suspense, a Apple anunciou o lançamento do Apple Vision Pro – e o que vimos foi algo surpreendente!
Por reunir muitas das funcionalidades de todos os outros gadgets da Apple. Estaríamos vivendo o “começo do fim” da era de dominação do celular?
De pontos positivos, destaco sua capacidade de conseguir isolar o usuário do mundo externo quando ele deseja, por exemplo, assistir a um filme, participar de uma vídeo chamada ou trabalhar com muitas telas. Outro ponto legal é que quando alguém se aproxima, a tela transparente permite o contato visual com a pessoa e o áudio permite captar o som ambiente, usando apenas os olhos e os dedos – recurso que os demais óculos não permitem.
Como apaixonado por tecnologia, arrisco dizer que sua popularização nas massas é incerta – produtos similares lançados nos últimos anos não vingaram. Basta olharmos para tecnologias similares, como o metaverso, que ainda patina para se garantir como viável. Outro entrave deve ser seu alto custo – 3500 dólares.
De qualquer maneira, devemos nos lembrar do “poder Apple” de ditar hábitos de consumo e comportamento. Estou muito animado com o lançamento, mas acredito que seu impacto ainda deve ser avaliado com cuidado e atenção. Enquanto isso, os grandes players dos setores (saúde, indústria, bens de consumo, engenharia, utilities etc.) devem começar a repensar seus negócios considerando o uso do novo dispositivo.