Por focare, 20 de junho de 2021

O que é RPA (Robotic Process Automation)?

RPA (Robotic Process Automation ) é uma tecnologia de software fácil de usar para automatizar tarefas digitais.

Neste artigo você vai aprender sobre o RPA: Robotic Process Automation.

O que é o RPA?

RPA (Robotic Process Automation) é uma tecnologia de software fácil de usar para automatizar tarefas digitais.

rpa - Robotic Process Automation
RPA – Robotic process automation

É uma tecnologia utilizada no desenvolvimento de softwares que automatizam processos ou rotinas digitais.

Com o RPA, os usuários de software criam robôs de software, ou “bots”, que podem aprender, simular e executar processos de negócios baseados em regras. A automação RPA permite que os usuários criem bots observando as ações digitais humanas. Os bots de software de automação de processos robóticos podem interagir com qualquer aplicativo ou sistema da mesma forma que as pessoas – exceto que os bots RPA podem operar ininterruptamente, sem parar, muito mais rápido e com 100% de confiabilidade e precisão.

Utilizando RPA, robôs de software, ou “bots”, são criados e podem aprender, simular e executar processos de negócios baseados em regras, de forma autônoma, substituindo a interação humana em tarefas repetitivas. Os bots podem interagir com qualquer aplicativo ou sistema da mesma forma que as pessoas, possibilitando que a rotina seja automatizada, opere ininterruptamente, com maior agilidade e com 100% de precisão da informação. Este modelo de integração tem sido cada vez mais utilizado por empresas pois permite integrar um ou mais sistemas de forma simples, rápida e menos custosa do que as convencionais.

Saiba mais sobre o Sistema Único RPA da Focare

O que o RPA pode fazer por mim?

RPA para você e para empresas
RPA para você e para empresas

Os bots de automação de processos têm o mesmo conjunto de habilidades digitais que as pessoas – e mais algumas. Pense nos bots RPA como uma força de trabalho digital que pode interagir com qualquer sistema ou aplicativo. Por exemplo, os bots são capazes de copiar e colar, coletar dados da web, fazer cálculos, abrir e mover arquivos, analisar e-mails, fazer login em programas ou conectar-se a APIs e extrair dados não estruturados. E como os bots podem se adaptar a qualquer interface ou fluxo de trabalho, não há necessidade de alterar os sistemas de negócios, aplicativos ou processos existentes.

Por exemplo, o RPA pode ser utilizado em atividades como:

  • Cobrança de clientes
  • Processamento, digitação e /ou análise de pedidos
  • Envio de notificações ao cliente
  • Atualização de dados de clientes, fornecedores, funcionários e etc
  • Análise de risco para detecção automática de fraudes
  • Geração de relatórios para qualquer atividade
  • Operar aplicações
  • Fazer cálculos complexos
  • Coletar informações
  • Registrar, modificar, validar e analisar dados da empresa
  • Monitorar e garantir tarefas digitais das empresas

Por que devo implementar o RPA? Conheça os benefícios da RPA

Implementação do RPA
Implementação do RPA

A automação de processos robóticos tem um efeito de bola de neve positivo nas operações e resultados de negócios. O RPA oferece benefícios mensuráveis ​​para os negócios logo de cara – pense em redução de custos, maior precisão, velocidade de entrega – e continua a agregar valor à medida que ganha impulso e se espalha pela organização. O RPA melhora os resultados de negócios, como a satisfação do cliente, e permite vantagens competitivas ao liberar os humanos para fazerem o que fazem melhor – resolver problemas, melhorar processos, conduzir análises e outros trabalhos de valor agregado – resultando em maior envolvimento dos funcionários e novas oportunidades de receita.

RPA oferece maior produtividade

Os bots RPA criam uma mudança radical na produtividade dos funcionários, acelerando os fluxos de trabalho e permitindo que mais trabalho seja feito executando processos de forma independente. Em setores com uso intensivo de documentos, formulários e processos digitais, como serviços financeiros, operadoras de internet e telefonia, Contact center, Backoffice, seguros e no setor público, os bots RPA podem lidar com o preenchimento, processamento e analise de formulários sobre qualquer assunto (vendas, cobrança, reclamações, chamados técnicos entre inúmeros outros).

RPA oferece maior precisão

Com 100% de precisão, não há retrabalho e a conformidade é perfeita. A automação com RPA está permitindo que setores como finanças, saúde e ciências biológicas aproveitem a confiabilidade dos bots para atingir padrões de conformidade rígidos. A automação de processos robóticos em contabilidade está permitindo novos níveis de velocidade e precisão nos processos de pedido para pagamento e aquisição para pagamento.

RPA oferece Economia de custos e rápido ROI

A interface intuitiva e sem código permite que qualquer pessoa opere o bot e comece rapidamente a otimizar seu ROI. Para o funcionário médio, isso significa recuperar 40% do seu tempo a cada dia que era desperdiçado em tarefas administrativas manuais digitais. Em setores como o de saúde, o valor da automação é ampliado pela importância crítica da execução de processos em conformidade e sem erros para os resultados dos pacientes.

RPA funciona para integrar plataformas

O RPA independe do aplicativo, então você nunca precisará atualizar ou substituir os sistemas existentes para que o RPA funcione. Os bots permitem que as empresas vivam o sonho de eliminar silos de tecnologia, conectando-se perfeitamente a todas as ferramentas de software, independentemente da função e do departamento, com robustez e eficiência, tanto no front office quanto no back office. O resultado? Obtenha eficiência e colaboração nunca antes vistas em toda a empresa, que exploram o verdadeiro valor de seu investimento em capital humano.

RPA aprimorando a experiência do cliente

No front office(Operação), os bots RPA ajudam os agentes a interagir com os clientes fazendo todo o trabalho do sistema e da entrada de dados – resultando em redução do tempo de atendimento de chamadas (TMA) e uma melhoria de 50% na experiência do cliente ao mesmo tempo pois garante o padrão de qualidade auxiliando e/ou garantindo a sequência correta dos fluxos/processos. Indústrias como telecomunicações implantam bots para agilizar o atendimento e responder sem problemas aos picos no volume de chamadas.

RPA aproveita a Inteligência Artificial (AI)

Quando a inteligência artificial (IA) é combinada com RPA para criar automação inteligente, a automação se estende por uma ordem de magnitude, capaz de utilizar 80% dos dados corporativos que não são estruturados. No suprimento para pagamento, automatize o processamento de faturas de fornecedores que se encontram fora de padrão. Em seguros, automatize a extração de dados de sinistros e a detecção de possíveis fraudes. Em RH, automatize o recebimento de solicitações, entendendo a intenção do funcionário.

RPA resulta em Escalabilidade

O RPA permite que os processos de negócios de alto volume sejam mais elásticos e capazes de se adaptar em tempos incertos e ambientes em mudança. Lide com qualquer carga de trabalho – planejada ou não – com flexibilidade, expandindo sua força de trabalho digital no momento em que for necessário.

Saiba mais sobre o Sistema Único RPA da Focare

Avance com o RPA

Jornada do RPA
Jornada do RPA

Comece a jornada como todas as grandes empresas:

Descoberta
Determinando sua necessidade para o RPA, a próxima etapa na jornada do RPA está intimamente ligada à abordagem da sua organização para a transformação digital.

Se você estiver iniciando o processo, faça muitas perguntas – tanto interna quanto externamente. Entre em contato com parceiros, fornecedores e outras organizações ​​que já estão no caminho da RPA para se certificar do antes, durante e depois da transformação digital.

Dica de sucesso: coloque as pessoas no centro de seus planos. Envolva uma ampla variedade de partes interessadas desde o início. As pessoas, em todos os níveis, são, em última análise, seus agentes de mudança.

Prontidão
Quem serão seus líderes RPA? E o que você vai automatizar primeiro?

Existem duas funções críticas a serem preenchidas: Líder técnico do RPA e o Responsável pela regra de negócio do RPA. O Líder técnico será responsável pelo funcionamento tecnológico do RPA, o Responsável pela regra negócio, por sua vez, será responsável pelo processo ou fluxo digital automatizado e atuara como principal balizador do resultado do projeto.

Configure seu piloto de RPA para o sucesso, visando processos de automação que tenham alto valor comercial e definindo critérios de sucesso antes de iniciar a automação.

Engajamento de vendedores RPA
Avalie e selecione sua solução mais adequada e modelo de suporte

A regra de ouro? Pense a longo prazo. RPA, ou mais amplamente, automação inteligente, é um mercado em rápida evolução. Um fornecedor que será relevante como um parceiro contínuo terá demonstrado experiência e estabilidade e investido para continuar a se adaptar e inovar.

Você precisará escolher um software RPA que não seja apenas tecnicamente poderoso, mas também excepcionalmente intuitivo.

RPA no contexto de negócios
Teste seu caso de negócios, modelo de implementação e premissas RPA – em seu contexto de negócios.

O valor de sua prova de conceito de RPA está em ver se as suposições de seu caso de negócios eram precisas e comprovar seu modelo de implementação.

Lembrete: escolha um processo para automatizar primeiro que tenha potencial significativo para ganhos por meio da automação, e não um processo com o menor risco.

Piloto de RPA
Teste o RPA no mundo real de suas operações

A próxima etapa na jornada RPA é colocar um processo automatizado em operação diária.

Seu piloto de RPA seguirá o modelo de implementação conforme definido em seu plano de negócios, e você avaliará o desempenho do piloto de RPA em relação aos critérios de sucesso. Agora é a hora de garantir que você está incluindo pessoas. Aprenda com a experiência de todos no piloto de RPA para preparar sua implantação para adoção generalizada de RPA.

Expansão
Crie um impulso contínuo e estenda e aprofunde o uso do RPA em toda a organização.

É aqui que a sua seleção de software realmente se destacará. Expandir o RPA como uma solução ponta a ponta depende de sua força de trabalho usar o RPA por conta própria.

Transformação digital
Veja os resultados do envolvimento de todos no RPA.

O RPA é um importante facilitador para a transformação digital, não apenas por fornecer uma maneira acessível para os processos de negócios se tornarem mais “digitais”, mas também por mudar a experiência de trabalho humana e preparar o terreno para um aumento e transformação mais complexos e inteligentes dos negócios.

A automação como parte integrante da vida profissional – parte do DNA da sua organização – significa que os silos digitais são uma coisa do passado e os processos de complexidade crescente podem ser automatizados, com as pessoas agregando valor aplicando a criatividade humana e a invenção para resolver novos problemas.

Saiba mais sobre o Sistema Único RPA da Focare

Onde o RPA está sendo usado?

Segmentos com RPA
Segmentos com RPA

Seguros

Reduza custos e melhore a experiência do cliente automatizando inscrições e elegibilidade

Bancos

Defina uma nova era em serviços financeiros automatizando conformidades regulatórias, elegibilidade de crédito, SAC, vendas, cobrança, processamentos de pedidos e alterações cadastrais.

Operadoras de telefonia e internet

Reduza custos e melhore a experiencia do cliente automatizando oferta de produtos, SAC, cobrança, processamentos de pedidos e alterações cadastrais.

Sistemas de saúde

Melhore a experiência do paciente e aumente a conformidade, automatizando o registro médico e o gerenciamento de dados

Manufaturas

Enfrente seus processos mais difíceis automatizando verificação de faturas

Setor Público

Impulsione a conectividade e o desempenho automatizando os recursos humanos

Como faço para colocar o RPA em ação?

A Focare oferece as soluções RPA mais intuitivas para que qualquer empresa possa usar com facilidade. Tecnologia de nível empresarial com a experiência intuitiva de um aplicativo para consumidores. Nossa plataforma de produtos RPA automatizou processos de negócios para algumas das maiores marcas do mundo.

Soluções em RPA Focare
Soluções em RPA Focare

Conheça agora as soluções em RPA da Focare:

ÚNICO Gente

O sistema perfeito para a gestão massiva de pessoas. O ÚNICO Gente oferece todas as funcionalidades para o controle de colaboradores em empresas com grandes equipes.

Ele é a escolha certa para gerenciar de maneira integrada todos os processos que requerem seres humanos tomando decisões.

  • Dashboards para análise de resultados
  • Funcionalidades de controle de produtividade
  • Integração de todas as ferramentas por meio de uma automação por RPA
  • E mais, de acordo com as necessidades da sua empresa

ÚNICO Bot

Nem todo processo requer a atenção de uma pessoa, e o ÚNICO Bot é a ferramenta certa para todas as ações que podem ser automatizadas!

Automatize as tarefas repetitivas com a Automação Robótica dos Processos (RPA) da Focare. Reduza custos e aumente a eficiência e a produtividade da empresa com essa solução simples e inteligente.

  • Automação Robótica de Processos (RPA)
  • Total organização automatizada para eficiência na gestão
  • Robôs para suas equipes poderem dedicar seu tempo para o que realmente importa

Perguntas frequentes sobre RPA – Saiba tudo o RPA

Com toda a informação disponível, pode ser difícil obter respostas claras para perguntas básicas. Acreditamos que o RPA é uma ferramenta que a todos – por isso estamos aqui para ajudar. Aqui estão respostas em linguagem simples para perguntas comuns sobre esta tecnologia de automação.

O que significa RPA?

RPA significa Robotic Process Automation. “Robótico” descreve o programa que você pode configurar para trabalhar – da mesma forma que faria – com sistemas de computador e aplicativos. “Processo” refere-se ao trabalho que você deseja realizar. E “automação” é fazer o trabalho acontecer por conta própria.

O que são bots RPA?

Os bots RPA, ou apenas “bots”, são programas de software que você configura para fazer trabalho digital. Eles não são apenas chatbots – eles são uma força de trabalho digital. Os bots RPA podem interagir com qualquer sistema ou aplicativo da mesma forma que um trabalhador humano faria. É tão simples quanto mostrar aos seus bots o que fazer e, em seguida, deixá-los fazer o trabalho.

RPA é o mesmo que automação inteligente?

RPA é uma grande parte da automação inteligente. Conectar tecnologias de inteligência artificial (IA) (como aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural) com o software RPA é o que o torna “inteligente”. A automação inteligente funciona para muitos – e mais complexos – cenários de automação de processos de negócios do que apenas o RPA.

O que é processamento inteligente de documentos?

A maioria das informações não está em um formato definido (frequentemente referido como “dados não estruturados”). O Intelligent Document Processing (IDP) é capaz de capturar dados de qualquer documento, extrair informações relevantes e organizar os dados. Por que isso importa? Ter os dados corretos e utilizáveis ​​é o que permite que as ferramentas RPA façam sua mágica e execute processos.

Por que usar RPA?

Você já se sentiu como um robô? Os exemplos clássicos de processos prontos para serem automatizados são chamados de trabalho de “cadeira giratória” – isto é, tarefas manuais, destruidoras e repetitivas que não têm nenhuma contribuição criativa ou valor agregado por serem concluídas por uma pessoa. O RPA assume esse trabalho “robótico” e o executa melhor e mais rápido, sem parar ou cometer erros.

A melhor parte? Esse é apenas o começo dos benefícios do RPA.

Quando o RPA é casado com tecnologias de IA (também conhecidas como automação inteligente), isso nos permite imaginar como as empresas poderiam operar integrando perfeitamente tecnologia, processos de trabalho e pessoas.

Aqui estão alguns dos principais benefícios do uso de RPA + AI

  • Automatize qualquer processo de negócios do início ao fim
  • Conecte os processos de front e back-office
  • Organizar e processar dados complexos
  • Elimine erros e exceções
  • Reforçar a segurança operacional
  • Garantir a conformidade
  • Melhorar a experiência do cliente
  • Liberar funcionários para tarefas intelectuais
  • Potencializar o retorno do investimento

Onde posso usar o RPA?

Em todos os setores e tamanhos de empresas, o RPA pode assumir qualquer processo repetitivo, manual. As maneiras de aplicar a automação inteligente são limitadas apenas pela sua imaginação. Coloque bots em qualquer lugar.

Como é a implementação do RPA?

Começar a usar o RPA é fácil, mas é verdade que ele sozinho não garante o sucesso a longo prazo, especialmente em escala. Antes de começar, dê uma olhada em detalhes na jornada do RPA e em alguns exemplos de casos de uso. A implementação do RPA em seu fluxo de trabalho é, na verdade, uma jornada de longo prazo de criação de mudanças nos negócios – tanto operacional quanto cultural. A ajuda de parceiros especializados da RPA também é um diferencial para atingir o sucesso.

Traga sua demanda:
nós solucionamos com alta tecnologia!

Traga sua demanda:
nós solucionamos com alta tecnologia!

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.